ENEM Digital 2025: Prova do ENEM pelo Computador? Saiba Tudo AQUI!
Em julho de 2019 o MEC divulgou a aplicação do projeto piloto ENEM digital 2025. Inicialmente reservado para um pequeno número de pessoas, o ENEM digital 2025 deve tornar a realização da prova mais ágil. Além de evitar o gasto com impressão nas gráficas. Entenda como vai funcionar essa nova modalidade.
Sobre a importância do ENEM 2025
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal prova de vestibular do país. Aplicada todos os anos, são mais de 5 milhões de inscritos em cada edição.
Por meio do ENEM 2025 os jovens e adultos poderão ingressar no ensino superior de forma gratuita, com desconto e facilidade no pagamento. Utilizando os serviços do próprio governo federal ou das instituições particulares.
Devido a extensão da prova, com pelo menos 180 questões mais a redação, foram organizados dois dias para aplicação da mesma. Em domingos consecutivos com a resolução de 90 questões em cada um.
O exame é feito em novembro, e a partir de janeiro os candidatos podem iniciar as inscrições nos programas federais utilizando sua nota. São bolsas em sistemas como:
- SISU 2025: para ingresso nas universidades públicas;
- PROUNI 2025: com bolsas parciais ou integrais nas universidades privadas;
- FIES 2025: financiamento dos cursos em universidades privadas com juros diferenciados.
ENEM digital 2025
Durante entrevista coletiva no dia 3 de julho de 2019, o presidente do INEP, Alexandre Lopes, divulgou o novo formato de aplicação do ENEM. A partir do próximo ano entrará em vigor o ENEM digital 2025 para uma parcela dos candidatos.
Cinquenta mil pessoas poderão se inscrever no projeto-piloto que vai estar disponível em 15 capitais brasileiras. O restante dos candidatos continuam a realizar o exame em papel. A ideia é que até 2026 as provas do ENEM seja feita totalmente no computador.
O número de pessoas que poderão optar pela versão digital vai aumentar a cada nova edição, caso haja sucesso no primeiro teste. Diminuindo gastos com a impressão o modelo de prova também deixa de agredir o meio ambiente.
Tanto as questões objetivas como a redação serão feitas utilizando o computador. O MEC acredita que a nova versão vai atrair os candidatos. “A gente acha que vai ter fila de espera para fazer o primeiro piloto (…)”, afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Como será aplicada a prova do ENEM digital 2025?
A estrutura da prova do ENEM digital 2025 permanecerá a mesma da aplicada em papel. Totalizando 180 questões sobre diferentes conteúdos trabalhados durante o ensino médio mais desenvolvimento de uma redação.
Quando optar pelo exame feito de forma mais moderna, o candidato será encaminhado para um local de aplicação de prova com infraestrutura compatível com a nova versão. Realizado em laboratórios de informática.
A data da primeira edição do ENEM no formato digital também foi anunciada, e dividida em dois dias:
- 11 e 18 de outubro de 2025.
Enquanto isso, o sistema regular manterá a previsão de aplicação para novembro, nos dias 1 e 8. Utilizando o computador, o portal do MEC diz que as questões poderão utilizar novos recursos, como infográficos, vídeos e até a lógica de games.
Caso aconteça algum erro técnico durante a realização do vestibular, os candidatos têm direito de participar da reprova.
Inscrições ENEM digital 2025
O formato em papel foi mantido para 2019, a partir do próximo ano quando o sistema abrir para novos cadastros será opcional fazer as inscrições ENEM digital 2025.
As vagas serão preenchidas por ordem de cadastro, por isso, quem tem interesse em participar do projeto-piloto deve fazer a escolha o quanto antes, acessando o site do exame: www.enem.inep.gov.br.
A taxa de inscrição vai manter o mesmo valor para as duas modalidades, em torno de R$85. Poderão se inscrever aqueles que residem nas seguintes capitais participantes:
- Belém (PA);
- Belo Horizonte (MG);
- Brasília (DF);
- Campo Grande (MS);
- Cuiabá (MT);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- Goiânia (GO);
- João Pessoa (PB);
- Manaus (AM);
- Porto Alegre (RS);
- Recife (PE);
- Rio de Janeiro (RJ);
- Salvador (BA);
- São Paulo (SP).