Salvador e Litoral Norte CVB
História

O primeiro Convention & Visitors Bureau foi criado em Detroit - Estados Unidos em 1896. O surgimento do primeiro convention do mundo foi motivado por um artigo do jornalista Milton Carmichael no periódico The Detroit Journal, em 06 de fevereiro de 1896, que questionava a passividade dos empresários locais com relação aos benefícios da vinda de visitantes para a cidade.

Veja parte do artigo abaixo:

"...Ao longo dos últimos anos Detroit construiu fama de cidade de convenções. Visitantes vêm de milhares de quilômetros de distância para participar de eventos empresariais. Fabricantes de todo o país usam nossa hotelaria para promover reuniões onde discutem os temas de seus interesses, mas tudo isso sem que haja um esforço por parte da comunidade, nem uma ação que vise dar-lhes algum apoio durante sua estadia entre nós! Eles simplesmente vêm para Detroit porque querem ou precisam! Será que Detroit, através de um esforço conjunto, não conseguiria garantir a realização de 200 ou 300 convenções nacionais ao longo do próximo ano? Isso significaria a vinda de milhares e milhares de pessoas de todas as cidades americanas, e elas gastariam milhares de dólares no comércio local, beneficiando a população da cidade."

Com este artigo, Carmichael conseguiu despertar o interesse de alguns empresários e comerciantes membros da Câmara de Comércio e do Clube dos Fabricantes, os quais, em reuniões com hoteleiros, agentes de venda do sistema ferroviário e outros comerciantes, decidiram, em encontro acontecido no hotel Cadillac, fundar uma organização para promover, de forma ordenada, um esforço contínuo para atrair mais convenções para a cidade. Assim surgia a Liga de Convenções e Homens de Negócio de Detroit, primeiro nome da entidade que em 1907 passou a adotar a denominação de Detroit Convention & Tourists Bureau. Nessa época, o convention tinha um pouco menos de 20 empresas associadas, mas a idéia vingou e começou a dar frutos em outras cidades dos Estados Unidos e até do exterior. Em 1915 havia 12 outros conventions, cujos representantes se encontraram em Detroit para formar a organização que hoje é a IACVB - International Association of Convention & Visitors Bureaux, entidade que reúne centenas de CVB‘s do mundo todo.

OS CVBx NO BRASIL

No Brasil, a história dos CVBx é muito mais recente. Na verdade, apenas em 1983 surgiu a primeira iniciativa concreta, com a fundação do São Paulo Convention & Visitors Bureau, nosso pioneiro. Logo em seguida, em 1984, o Rio de Janeiro criava seu bureau para explorar melhor o enorme potencial daquele destino mundialmente consagrado. Seguiram-se Salvador, Florianópolis, Blumenau, Brasília, Petrópolis, Fortaleza, Joinville e Belo Horizonte, mas, é curioso perceber que, em 1997, cento e um anos após a criação do primeiro convention do mundo, e quatorze anos passados da fundação do primeiro do Brasil, existiam apenas oito CVBx no Brasil! Nos oito anos seguintes esse número foi multiplicado várias vezes, e em 2005 já existiam mais de 60 entidades em todo o território nacional. Em 2010 chegamos ao número impressionante de 120, liderando com folga o ranking dos países com mais CVBx.

Fonte: Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux – Texto Rui Carvalho